Ensino

O Instituto Casa do Sol adota a Pedagogia Waldorf, adaptada para pessoas com deficiência - nessa pedagogia, a educação tem um sentido muito mais amplo do que simplesmente transmitir conteúdos de variadas disciplinas: ela engloba tudo o que diz respeito ao desenvolvimento integral do ser humano, de modo que a educação é vista como um processo de cura. 

Assim, o I.C.S.  proporciona a formação integral de seus alunos, utilizando-se de conteúdos pedagógicos e terapias onde são trabalhados os aspectos físico, cognitivo, social e espiritual.

As atividades desenvolvidas têm função terapêutica, são complementares e têm a finalidade de promover autonomia dos alunos, favorecer a socialização e a inclusão social. Atendemos todas as faixas etárias a partir dos cinco anos de idade.

Grade curricular Casa do Sol

JARDIM DE INFÂNCIA - O Mundo é Bom 

É na primeira infância que as crianças desenvolvem seus sentidos, pensar imaginativo, e a capacidade de criar. Também nessa fase, estão se formando as bases do  pensar, do corpo físico e iniciam as interações sociais. Assim, as vivências que um jardim de infância Waldorf proporcionam são muito salutares. Nesse período, valoriza-se o brincar, conto de fadas, vivências naturais, entre outras atividades saudáveis para o desenvolvimento físico e psicológico infantil. Tudo isso em um ambiente aconchegante, cercado de amor e calor humano.

"Se a criança é capaz de se entregar por inteiro ao mundo ao seu redor, em sua brincadeira, então em sua vida adulta será capaz de se dedicar com confiança e força à serviço do mundo"

(Rudolf Steiner)

ENSINO FUNDAMENTAL - O Mundo é Belo

Nesse período, as crianças vivenciam de maneira mais intensa, a música, terapias artísticas, e a eurritmia. A partir dos sete anos, de acordo com a Pedagogia Waldorf, inicia-se o processo de alfabetização, e são valorizados contos, mitos e lendas. É importante lembrar, que assim como tudo na Natureza se interrelaciona, da mesma forma são os conteúdos ensinados, sempre respeitando-se a individualidade de cada aluno.

TERAPIA SOCIAL E AS OFICINAS TERAPÊUTICAS  - O Mundo é Verdadeiro

Os adultos com deficiência intelectual, dificilmente podem ser educados, porém, por meio da Terapia Social (ou Terapia de Convívio) a qual contém as Oficinas Terapêuticas, eles desenvolvem o sentimento de auto-estima, de valoração e percebem sua valiosa função no mundo. No Instituto Casa do Sol, são oferecidas as seguintes oficinas terapêuticas:

  • Fabricação de velas

  • Colares

  • Feltragem em lã

  • Artesanato em feltro

  • Reciclagem de papel

  • Jardinagem

  • Oficina de pães

​Trabalho Educacional E Oficinas Terapêuticas

 

Por causa de sua desvinculação social e humana, o termo "trabalho", hoje em dia, tem uma conotação negativa, de exploração e atividade necessárias para se sobreviver. Na Terapia Social se vivencia o outro lado do trabalho: a alegria de poder servir o outro, o gosto de poder fornecer ao outro o que ele precisa e de receber esse serviço de maneira recíproca. Nesse sentido, o trabalho não é uma ocupação, e as oficinas não são lugares de terapia ocupacional num sentido restrito e literal.

É basicamente por isso que as oficinas, chamadas também de Oficinas Terapêuticas geralmente são oficinas de artesanatos básicos: marcenaria, tecelagem, olaria, agricultura, costura, jardinagem, culinária, etc. A pessoa que trabalha nelas compreende o sentido do seu trabalho em dupla maneira: ela entende o que está fazendo praticamente e vê o resultado no âmbito social.

Fonte: Sociedade Antroposófica do Brasil, S.B.A. 

Casa do Sol

Rua Antônio de Macedo Soares, 409 Campo Belo | São Paulo - SP 

CEP 04607-000

Horário secretaria: 8:00h às 16:00h

Horário aulas: 8:00h às 14:30h
Email: secretaria@casadosol.com.br

Tel: (11) 3774-5390 | (11) 5096-1607

CNPJ: 65.088.403/0001-80

Fique por dentro das novidades
Mapa do site

© 2017 Instituto Casa do Sol - ICS | © Copyright Todos os Direitos Reservados®

  • White Facebook Icon
  • White YouTube Icon
  • White Instagram Icon