top of page

Ensino

O Instituto Casa do Sol adota a Pedagogia Waldorf, adaptada para pessoas com deficiência - nessa pedagogia, a educação tem um sentido muito mais amplo do que simplesmente transmitir conteúdos de variadas disciplinas: ela engloba tudo o que diz respeito ao desenvolvimento integral do ser humano, de modo que a educação é vista como um processo de cura. 

Assim, o I.C.S.  proporciona a formação integral de seus alunos, utilizando-se de conteúdos pedagógicos e terapias onde são trabalhados os aspectos físico, cognitivo, social e espiritual.

As atividades desenvolvidas têm função terapêutica, são complementares e têm a finalidade de promover autonomia dos alunos, favorecer a socialização e a inclusão social. Atendemos a partir dos 18 anos.

Grade curricular Casa do Sol

TERAPIA SOCIAL E AS OFICINAS TERAPÊUTICAS  - O Mundo é Verdadeiro​

​

Os adultos com deficiência intelectual, dificilmente podem ser educados, porém, por meio da Terapia Social (ou Terapia de Convívio) a qual contém as Oficinas Terapêuticas, eles desenvolvem o sentimento de auto-estima, de valoração e percebem sua valiosa função no mundo. No Instituto Casa do Sol, são oferecidas as seguintes oficinas terapêuticas:

​

  • Fabricação de velas

  • Colares

  • Feltragem em lã

  • Artesanato em feltro

  • Reciclagem de papel

  • Jardinagem

  • Oficina de pães

DSC00356.jpg

​Trabalho Educacional E Oficinas Terapêuticas

 

Por causa de sua desvinculação social e humana, o termo "trabalho", hoje em dia, tem uma conotação negativa, de exploração e atividade necessárias para se sobreviver. Na Terapia Social se vivencia o outro lado do trabalho: a alegria de poder servir o outro, o gosto de poder fornecer ao outro o que ele precisa e de receber esse serviço de maneira recíproca. Nesse sentido, o trabalho não é uma ocupação, e as oficinas não são lugares de terapia ocupacional num sentido restrito e literal.

É basicamente por isso que as oficinas, chamadas também de Oficinas Terapêuticas geralmente são oficinas de artesanatos básicos: marcenaria, tecelagem, olaria, agricultura, costura, jardinagem, culinária, etc. A pessoa que trabalha nelas compreende o sentido do seu trabalho em dupla maneira: ela entende o que está fazendo praticamente e vê o resultado no âmbito social.

​​

Fonte: Sociedade Antroposófica do Brasil, S.B.A. 

bottom of page