Ensino
O Instituto Casa do Sol adota a Pedagogia Waldorf, adaptada para pessoas com deficiência - nessa pedagogia, a educação tem um sentido muito mais amplo do que simplesmente transmitir conteúdos de variadas disciplinas: ela engloba tudo o que diz respeito ao desenvolvimento integral do ser humano, de modo que a educação é vista como um processo de cura.
Assim, o I.C.S. proporciona a formação integral de seus alunos, utilizando-se de conteúdos pedagógicos e terapias onde são trabalhados os aspectos físico, cognitivo, social e espiritual.
As atividades desenvolvidas têm função terapêutica, são complementares e têm a finalidade de promover autonomia dos alunos, favorecer a socialização e a inclusão social. Atendemos a partir dos 18 anos.
Grade curricular Casa do Sol
TERAPIA SOCIAL E AS OFICINAS TERAPÊUTICAS - O Mundo é Verdadeiro​
​
Os adultos com deficiência intelectual, dificilmente podem ser educados, porém, por meio da Terapia Social (ou Terapia de Convívio) a qual contém as Oficinas Terapêuticas, eles desenvolvem o sentimento de auto-estima, de valoração e percebem sua valiosa função no mundo. No Instituto Casa do Sol, são oferecidas as seguintes oficinas terapêuticas:
​
-
Fabricação de velas
-
Colares
-
Feltragem em lã
-
Artesanato em feltro
-
Reciclagem de papel
-
Jardinagem
-
Oficina de pães
​Trabalho Educacional E Oficinas Terapêuticas
Por causa de sua desvinculação social e humana, o termo "trabalho", hoje em dia, tem uma conotação negativa, de exploração e atividade necessárias para se sobreviver. Na Terapia Social se vivencia o outro lado do trabalho: a alegria de poder servir o outro, o gosto de poder fornecer ao outro o que ele precisa e de receber esse serviço de maneira recíproca. Nesse sentido, o trabalho não é uma ocupação, e as oficinas não são lugares de terapia ocupacional num sentido restrito e literal.
É basicamente por isso que as oficinas, chamadas também de Oficinas Terapêuticas geralmente são oficinas de artesanatos básicos: marcenaria, tecelagem, olaria, agricultura, costura, jardinagem, culinária, etc. A pessoa que trabalha nelas compreende o sentido do seu trabalho em dupla maneira: ela entende o que está fazendo praticamente e vê o resultado no âmbito social.
​​
Fonte: Sociedade Antroposófica do Brasil, S.B.A.